Internacionalização da Amazonia
Lanna Carla Santos Andrade
Loriene da Conceição Torres
Profa. Rose Martins Tavares
Universidade da Amazônia – UNAMA
Curso de Relações Internacionais (1 RIN-1 – Metodologia Científica
28/11/13
RESUMO
Analisamos a questão da internacionalização da Amazônia, tendo como referências seus recursos naturais que estão em risco. Para observar criticamente o desempenho do governo brasileiro na proteção da maior floresta tropical do mundo, analisamos a compreensão atual do governo e de como ele poderia melhorar suas não só políticas de segurança mas também outros fatores que desencadeiam e resultam diretamente na Amazônia, exemplo: a educação. Defendemos a ideia de que hoje o ponto decisivo de ação do Estado brasileiro está em firmar políticas eficientes para resolver os inúmeros problemas que assolam o território Amazônico e também para a própria proteção de seu Estado.
Palavras-chave: Amazônia. Meio Ambiente. Soberania
INTRODUÇÃO
As questões ambientais são, por excelência, assunto de Relações Internacionais, já que é uma questão mundial. Envolvendo problemas da poluição que passa de um país para o outro, quanto questões mundiais, como a mudança do clima, chuvas ácidas e extinção de espécies valiosas para toda a humanidade. Com o passar do tempo, o homem começou a perceber quão importante era esse patrimônio. O Brasil, possuidor de mais da metade da maior, mais importantes e atraentes floresta mundial virou vitrine no cenário internacional, colocando o país em uma situação de alerta e defensiva.
Desde muito antes da independência do Brasil, empresas estrangeiras, predominantemente oriundas dos Estados Unidos e da Europa, exploraram os recursos naturais do país, e o que se teme, ainda hoje é que a Amazônia brasileira seja mais um novo “Eldorado”. A “Internacionalização da Amazônia” é um conceito que revela o temor, entre os brasileiros, de que a sociedade internacional venha a interferir diretamente na