Internacionalização da amazônia
____________________
Internacionalização da Amazônia e Consequências para o Brasil.
_____________________
Grupo:
Pedro Henrique;
João Pedro Ferreira;
Ana Carolina Piras;
Gabriel Quaresma
Turma: 2011
Professor: Alexandre
Matéria: Geografia
Introdução:
Desde meados dos anos 90, a internacionalização da Amazônia vem sendo discutida no cenário mundial, onde muitos (a maioria, brasileiros) discordam e outros acabam por dizer que a Amazônia deve ser patrimônio mundial. Foi mais fortemente discutida no final dos anos 90, inclusive pelo ex-presidente do EUA George W. Bush, que falou sobre a Internacionalização da Amazônia em alguns de seus discursos para presidência.
Na medida em que a Amazônia ia sendo revelada ao Brasil através dos inúmeros inventários e levantamentos de seus recursos naturais, minerais e energéticos, a década de 80 e 90 assistia à entrada em operação de inúmeros projetos de impacto, no setor de mineração e eletricidade.
Esse panorama que contribuiu para a expansão demográfica e da fronteira agrícola, pecuária, mineral e industrial, deu origem, também, às tensões sociais, conflitos de terras, disputas de posse e invasões de áreas indígenas.
As atividades de muitas ONGs ambientalistas estrangeiras na região amazônica causaram questionamentos sobre a soberania do governo brasileiro sobre a floresta
A segurança da Amazônia brasileira se encontra na pauta de prioridades do governo brasileiro. Com o agravamento da crise entre o governo e a internacionalização da guerra civil na Colômbia, associada ao narcotráfico, o Brasil intenciona investir até US$ 10 bilhões de dólares na modernização das Forças Armadas, buscando garantir a integridade da Amazônia.
Desenvolvimento:
Não há um único sinal concreto de que uma invasão ou internacionalização seja iminente ou esteja sendo planejada. Ainda assim, segundo uma pesquisa 72,7% dos civis brasileiros temem isso. O fato é que nunca nenhum país ou entidade internacional séria reivindicou