Resumo do Robbins - Pâncreas
Ducto de Wirsung = ducto pancreático principal (quando se une ao ducto colédoco forma a ampola de Vater)
Ducto de Santorini = Ducto acessório
Pâncreas exócrino: 80-85%, células acinosas com grânulos de zimogênio e produção de enzimas da digestão. Secreção de enzimas por estimulação vagal (Ach) e por secretina e colecistocinina advindas do duodeno. Principais doenças: fibrose cística, anomalias congênitas, pancreatite aguda e crônica e neoplasmas.
Pâncreas endócrino: ilhotas de Langerhans e produção de insulina, glucagon e somatostatina. Principais doenças: DM e neoplasmas.
Anomalias congênitas
Agenesia: associada a mal-formações graves incompatíveis com a vida. Mutações homozigóticas no fator de transcrição IFP1 no cromossomo 13q12.1.
Pâncreas dividido (divisum): mais comum anomalia congênita do pâncreas (3-10%), o ducto de Wirsung é muito curto e a maior parte das secreções drenam pelo ducto pancreático dorsal. Predispõe à pancreatite.
Pâncreas anular: relativamente incomum, associada a outras anomalias. Forma-se um anel que circunda a segunda porção do duodeno. Sinais e sintomas de obstrução duodenal como distensão gástrica e vômitos.
Pâncreas ectópico: principalmente encontra-se no estômago e duodeno, seguidos de jejuno, divertículo de Merckel e íleo.
Pancreatite
Pancreatite aguda
Lesões reversíveis. Associada a doenças biliares, alcoolismo e cálculos biliares (35-50% DOS CASOS). Pode tb ser causada por obstrução do ducto pancreático, medicação (diuréticos tiazídicos, sulfas, estrogênios, azotioprina, furosemida, metildopa, pentamidina e procainamida), infecções (caxumba, coxsakievirus e M. pneumoniae), distúrbios metabólicos, isquemia aguda, trauma, doenças genéticas e choque. 10-20% não têm nenhum problema associado.
Alterações genéticas associadas à pancreatite: tripsinogênio catiônico (PRSS1, mutação que impede a auto-inativação da tripsina, fazendo com que ela ative outras enzimas digestivas), inibidor de serina protease tipo 1