ADMINISTRAÇÃO NA ENGENHARIA MECÂNICA
RESUMO
Este trabalho mostra algumas das razões de um Planejamento Estratégico não ser bem vindo em uma organização. Desde problemas operacionais como sociais. Também enfatiza a dificuldade na implantação devido ao medo de mudanças pelas pessoas e pela própria empresa.Traz ainda definições sobre Empreendedorismo bem como a sua importância para a economia não só nacional como internacional pela sua geração de emprego e renda. Veremos também a necessidade de se possuir alguns requisitos básicos para não se depender exclusivamente de sorte para a continuidade de uma empresa recém fundada.
Palavras-Chave: Planejamento Estratégico; Organização; Resistência; Empreendedorismo.
1 INTRODUÇÃO
O mundo vem passando por inúmeras transformações, e com isso vem mudando também o contexto organizacional. As organizações estão sendo obrigadas a acompanhar essa evolução evitando assim a obsolescência e em decorrência a morte. Para que isso não ocorra, as mudanças organizacionais tem sido o caminho para adequar-se ao ambiente, intensificando a criatividade e a inovação. Contudo, em processos de mudanças organizacionais, são atribuídos tradicionalmente obstáculos que precisariam ser vencidos: como a resistência às mudanças. Ressalta-se a importância da eficiência da comunicação entre a empresa e seus colaboradores, diante de todos os aspectos da mudança, tornando o processo mais claro e confiável.
Neste trabalho veremos a necessidade e a dificuldade de conseguir-se implantar um planejamento estratégico dentro de uma organização e também teremos algumas considerações sobre empreendedorismo já que no meu entendimento não pode, de maneira alguma, distanciar-se de um bom planejamento estratégico.
2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO X ORGANIZAÇÕES
O processo de Planejamento Estratégico das organizações tem sofrido constantes críticas de empresários, executivos e acadêmicos envolvidos no assunto. São poucas ainda as organizações