Analise de texto a internacionalização da amazonia
UNIDADE PEDAGÓGICA SERRINHA- BA
CURSO LICENCIATURA LETRAS COM INGLÊS
CIRCUITO XII
TAINÁ SILVA MOTA
ATIVIDADE INTEGRADORA
SERRINHA-BAHIA
2012
TAINÁ SILVA MOTA
ANALISE DE TEXTO: A INTERNACIONALIZAÇÃO DA AMAZÔNIA
Trabalho apresentado como parte dos requisitos para aprovação na disciplina Linguística Textual, sob orientação da tutora Fabiane vieira.
SERRINHA – BA
2012
O que é texto? Em linguística, a noção de texto é ampla e ainda aberta a uma definição mais precisa. A grosso modo, pode ser entendido como manifestação linguística das ideias de um autor, que serão interpretadas pelo leitor de acordo com seus conhecimentos linguísticos e culturais. Seu tamanho é variável. Pode ser tido como conjunto de palavras e frases articuladas, escritas sobre qualquer suporte.
Analisando o texto A internacionalização da Amazônia pode-se encontrar diversos fatores pragmáticos entre eles pode-se destacar: a intertextualidade, intencionalidade, informatividade e aceitabilidade. A intertextualidade mostra a interdependência dos textos entre si, tendo em vista que um texto só faz sentido quando é entendido em relação a outro texto (COSTA VAL, 2004). Intencionalidade: diz respeito às intenções do locutor, que podem ser informar, impressionar, convencer, pedir, ofender, etc. Aceitabilidade: refere-se à expectativa do recebedor (leitor) de que o conjunto de ocorrências seja um todo coerente, coeso, útil e relevante, capaz de levá-lo a adquirir conhecimentos ou a cooperar com os objetivos do produtor. Situacionalidade: diz respeito aos elementos responsáveis pela pertinência e relevância do texto quanto ao contexto em que ocorre. É a adequação do texto à situação sociocomunicativa. Informatividade: diz respeito à medida na qual às ocorrências de um texto são esperadas ou não, conhecidas ou não, no plano conceitual e no formal.