Internacionalizacao da WEG
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ATUARIAIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CASES E ESTRATÉGIAS EMPREENDEDORAS
INTERNACIONALIZAÇÃO
WEG Equipamentos Elétricos S.A.
DANILO Barros SIMIONI danilo picucci felipe dias
LUIZ GUSTAVO LEME
RODRIGO ULTRAMARI
São Paulo – SP
2014
SUMÁRIO
1 – RESUMO......................................................................................................................................................3
1- RESUMO
Este trabalho destina-se a realizar um estudo sobre os desafios da internacionalização de uma empresa do setor auto-elétrico, a WEG Equipamentos Elétricos S.A., no mercado Asiático, especificamente na China. Envolve o processo de entrada no exterior e as principais ações que influenciaram a internacionalização, criando uma sequência de fatores determinantes, para o sucesso da operação e explicação da sólida inserção internacional.
Nesse sentido, o estudo retoma a entrada da Weg na China e sugere alguns tópicos de reflexão acerca dos desafios a serem enfrentados para a empresa brasileira consolidar e ampliar sua posição no mercado chinês. Procedimentos de internacionalização da empresa são estudados, identificando alguns critérios importantes para o processo.
2- INTRODUÇÃO
O movimento recente de internacionalização de empresas brasileiras é caracterizado por casos de diversas multinacionais que realizam investimentos diretos no exterior buscando aumentar suas participações no mercado internacional e obter vantagem competitiva. Será exposto neste trabalho, o qual os objetos de observação foram os processos de internacionalização e expatriação da WEG Equipamentos Elétricos S.A na China.
A marca WEG, referente às iniciais de seus três fundadores Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva