Internacional
1◦ Semestre
IED-
Atividades
• Neste tópico de estudos você entendeu um pouco sobre as características do Sistema Internacional contemporâneo. Assim, faça uma análise da atual situação desse sistema e tente colocar o Brasil nele. Em que situação estaria o país?
O Sistema Internacional é considerado como um complexo de relações entre os atores colocados em um meio específico com um certo grau de interdependência entre si e submetidos a um certo modo de regulamentação. Esse sistema é globalizado. Tem- se que o sistema internacional é uma ciência que tem por objeto de estudos os atores internacionais, acontecimentos e fenômenos deste sistema, de forma a compreendê-los intervindo ou modificando.
O Sistema Internacional depende de países que tem liderança e poder, e neste caso, todas as atitudes destes países afetam os demais países que se ligam a eles por qualquer ligação. Quando algum país de menor potencial, tentar se sobressair sobre os demais, criam-se alianças. Neste contexto o Brasil entrou tardiamente neste sistema, com o processo de integração, buscando alcançar seus objetivos de desenvolvimento através da globalização.
• Durante os estudos deste tópico, você pôde verificar um pouco da história da ONU. Explique por que, apesar de ela ter alcançado o objetivo de não termos uma terceira guerra mundial, a ONU pode ser vista como incapaz de manter a segurança no Sistema Internacional contemporâneo.
Fundada em 24 de outubro de 1945, na cidade de São Francisco (Califórnia – Estados Unidos), a ONU é uma organização constituída por governos da maioria dos países do mundo. É a maior organização internacional, cujo objetivo principal é criar e colocar em prática mecanismos que possibilitem a segurança internacional, desenvolvimento econômico, definição de leis internacionais, respeito aos direitos humanos e o progresso social.
A ONU desde que foi criada, tem tido o desafiante e não menos espetacular papel de manter a paz e a