Internacional
Estudo Especial
Superintendência de Gestão do Conhecimento
Uso Interno
Economia Internacional
Introdução
A economia mundial segue em tendência de recuperação, registrando-se melhoras no mercado de trabalho dos Estados
Unidos da América (EUA), ampliação da atividade na Área do
Euro, em especial na Alemanha, e solidez da demanda interna chinesa, onde o governo intensificou medidas de restrição à liquidez para conter riscos inflacionários crescentes.
Essa perspectiva é compartilhada pelas demais economias emergentes do sudeste asiático e da América Latina, regiões onde a elevação dos preços das commodities e o fechamento do hiato do produto, entre outros fatores, têm-se traduzido em elevação dos índices de preços ao consumidor.
Economia Internacional
Introdução
É relevante considerar, no entanto, que a intensidade da recuperação global está condicionada à normalização das condições de crédito nos EUA e Área do Euro e aos impactos das crescentes tensões geopolíticas no norte da África e Oriente
Médio.
Economia Internacional
Atividade econômica
A expansão registrada nos EUA refletiu, em especial, redução nas importações e aumento no consumo privado.
De forma distinta, ocorreu recuo 1,3% no PIB do Japão, resultado decorrente da exaustão de incentivos à aquisição de bens de consumo e da desaceleração do comércio internacional.
A produção manufatureira do Japão registrou recuo no ultimo trimestre de 2010 e um crescimento a partir de janeiro deste ano.
Economia Internacional
Atividade econômica
A atividade manufatureira acelerou nos EUA e na Área do Euro, respectivamente desde agosto e outubro de 2010.
Na China, apesar dos esforços governamentais para restringir o crédito, atenuar o ritmo de crescimento e intensificar o combate à inflação, a taxa de crescimento anual do PIB atingiu 9,8% no trimestre encerrado em dezembro de
2010, ante 9,6% no trimestre finalizado em setembro de 2010 e 9,7% no