Interferencias
INTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
INTERFERÊNCIA EM REDES WIRELESS
CURSO: Engenharia de Computação Professor TIDIR: Elson de Abreu Rocha Júnior
AUGUSTO, Érico; BRANDO, Marco; GOMES, Gabriela; MENDES, Emerson; MENEZES, Marcelino; HENRIQUE, Guilherme; MONTEIRO, Jarades; SOUZA, Kaíque.
Diante do crescimento e necessidade de utilização dos conceitos da engenharia da computação, nota-se que a matemática é fundamental para estudo dos acontecimentos passados e análise de eventos futuros, assim como o desenvolvimento e execução de tecnologias e processos atuais.
A evolução da telecomunicação ganhou ênfase após a segunda guerra mundial, onde vários matemáticos que realizavam estudos sobre o processo de comunicação, apresentaram relatórios e artigos que popularizou os conceitos desta área. Em 1949, os matemáticos Claude Shannon e Warren Weaver, publicaram o livro “Teoria Matemática da Comunicação”, onde é apresentado como os fluxos de informações poderiam ser adaptados para qualquer tipo de comunicação (FIRKOWSKI, 2001, p. 34).
Desde então, o crescimento tecnológico que vem ocorrendo em diversas áreas industriais tem relação direta com a telecomunicação.
No mercado há um número significativo de equipamentos eletrônicos, que possui algum tipo de recurso que envolve a transmissão de dados, permitindo que as pessoas e os equipamentos possam trocar informações.
Aparelhos como modem, celulares e outros do uso diário funcionam por meio da liberação de sinais elétricos ou eletrônicos no ambiente. Tais sinais criam campos magnéticos à sua volta, a um determinado raio de alcance. Todos estes dispositivos possuem uma frequência específica para a operação.
Se dois ou mais campos magnéticos de aparelhos da mesma frequência estiverem na mesma área, ocorre a interferência que também pode ser gerado por descargas atmosféricas e outros fenômenos naturais.
Tais fatos deixam uma questão em aberto: É