interferencias
Questões:
1. A luz possui: (a) comprimento de onda; (b) freqüência e (c) velocidade. Quais destas quantidades permanecem inalteradas quando a luz passa do vácuo para uma lâmina de vidro?
2. Por que é plausível que o comprimento de onda da luz varie quando ela passa do ar para o vidro e sua freqüência não?
3. Você espera que as ondas sonoras obedeçam às mesmas leis de reflexão e refração das ondas luminosas? O princípio de Huygens aplica-se a ondas sonoras no ar? Se o princípio de Huygens prediz as Leis da Reflexão e da Refração, por que é necessário ou desejável tratar a luz como uma onda eletromagnética, com toda sua concomitante complexidade?
4. Na experiência de fenda dupla, de Young, usando, em laboratório, uma fonte de luz monocromática, por que o anteparo A na figura abaixo é necessário?
5. Se a fonte de luz é um feixe de laser, não necessitamos do equivalente da tela A da figura acima. Por quê?
6. Cobrindo-se uma das fendas da figura abaixo, que alteração resultará na intensidade luminosa do centro do anteparo?
7. Somos banhados continuamente pela radiação eletromagnética proveniente do Sol, dos sinais de rádio e TV, das estrelas e de outros corpos celestes. Por que estas ondas não interferem umas nas outras?
8. Por que uma película (bolha de sabão, mancha de óleo, etc.) tem que ser "delgada" para que apresente efeitos de interferência? Será que ela precisa mesmo ser delgada? O que significa delgada?
9. Janelas comuns de armazéns e residências refletem a luz vinda de suas superfícies planas interior e exterior. Por que então não vemos efeitos de interferência?
10. Um automóvel dirige a luz de seus faróis para o lado de um celeiro. Por que não se produzem franjas de interferência na região onde a luz proveniente dos dois feixes se combina?
11. Uma película de água e sabão sustentada por uma espira de arame no ar parece escura em sua parte mais fina quando vista pela luz refletida. Por