A função da universidade
Logo, a universidade vai muito além da capacitação para o profissional que deseja se inserir no mercado de trabalho, pois a mesma é capaz de transmitir um conhecimento libertador, transformando os seus agentes em seres pensantes e questionadores, dai o termo utilizado anteriormente o conhecimento libertador, libertador porque traria a tona uma sociedade mais justa que luta pelos ideais a fim de conquistar as melhoras necessárias para o funcionamento da mesma e evitar que seja enganada por falta de conhecimento. Para (FIGUEIREDO 2005, p. 43) “o conhecimento se compara a um sistema vivo que cresce e se modifica a partir de sua interação com o meio ambiente e reflete estados mentais que estão em constante interação com o meio e a transformação”. Logo se pode perceber que o conhecimento é individual, podendo ser modificado e compartilhado através da interatividade, gerando assim novos conhecimentos.
Ainda assim o mercado de trabalho está tão exigente que só a graduação não basta para preencher as vagas disponibilizadas. Neste sentido é exigido dos candidatos mais conhecimento, mas também um profissional completo com dinamismo, desenvoltura, ou seja, uma série de características que formam um todo, o que de certa forma traz mesmo que em longo prazo melhorias para a sociedade como um todo, pois para chegar ao profissional exigido pelo mercado de trabalho é preciso ter acesso não só a graduação, mas em todos os processos que a universidade proporciona.
Assim a sociedade veio passando por muitas mudanças durante as ultimas décadas, uma vez que obteve o quadro de universidade ampliado tanto no ramo de empresas privadas como públicas. Isso facilitou o acesso da classe média às escolas de nível superior o