Interface cérebro-máquina
PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO DE INTERFACES AVALIAÇÃO HEURÍSTICAS, USABILIDADE DA WEB.
PROTÓTIPO DA WEB.
Alessandro Gomes da Silva – RA. 1299190531
Maria das Graças Emilia Novais – RA. 111498503
Celenita Lira Dos Santos Viana – RA. 4997025023
PROFESSOR: ALEXANDRE FREITAS
DISCIPLINA: INTERFACE HOMEM E MÁQUINA
SÃO PAULO
2014
Introdução
Na Interação Homem Computador (IHC) está em evidência o indivíduo, o usuário.
Suas necessidades, capacidades e preferências para conduzir diversas atividades devem orientar o desenvolvedor na elaboração da interface que deve ser flexível de forma a possibilitar sua adaptação a cada contexto de uso.
A avaliação de interfaces é dividida principalmente em duas fases: um. Avaliar o efeito da interface junto ao usuário e 2. Identificar problemas específicos no sistema.
É Importante avaliação para que os designers possam melhorar e adequar o sistema às necessidades dos usuários, pois a avaliação deve ocorrer durante o ciclo de vida do desenvolvimento dos sistemas sendo que seus resultados são utilizados para melhorias gradativas da interface.
No entanto, Heurística é uma forma de estratégia cognitiva utilizada para avaliar interfaces com usuários e diminuir a complexidade dos processos de tomada de decisão, tornando os julgamentos mais simples e imediatos. Então uma heurística pode ser considerada como uma boa solução para a descoberta de um determinado problema de usabilidade.
Nilsen (1993) analisou mais de 240 problemas de usabilidade ao longo do tempo resultando nessa análise. De que em um conjunto inicial de heurísticas que são usadas como método de avaliação de interfaces. Esse método de avaliação é chamado de Avaliação Heurística.
.
E o método Avaliação Heurística que são realizados por especialistas em IHC, que examinam o sistema interativo e diagnosticam problemas que o usuário poderá ter em uma interação.
Mas é importante saber que só um avaliador não irá