Relatorio fisica 2
SANTA MARIA – RS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
FÍSICA EXPERIMENTAL III
ENGENHARIA CIVIL
RESISTIVIDADE, RESISTÊNCIA ELÉTRICA E LEI DE OHM
Setembro/2014
1. Introdução
Este trabalho tem como proposta verificar e compreender, através de experimentos, a Lei de Ohm, a Resistência Elétrica e a Resistividade. A resistência elétrica é o exercício de oposição de um corpo à passagem de corrente elétrica. Ela depende da ddp aplicada e a sua unidade SI é o ohm (Ω).
R= U/i
Resistividade elétrica (ou resistência elétrica específica)também é uma medida da oposição de um material ao fluxo de corrente elétrica. Quanto mais baixa for a resistividade mais facilmente o material permite a passagem de uma carga elétrica. Porém a resistividade depende do comprimento, da área , do material e da temperatura do material ,a sua unidade SI é o ohm metro (Ωm).
R = ρ l/A
2. Objetivo
O objetivo principal dos experimentos realizados é Medir a resistência elétrica de fios condutores para diferentes comprimentos e diâmetros, determinar a resistividade de cada fio e comparar as resistências medidas em cada condutor com a calculada.
3. Desenvolvimento do experimento
I – Descrição dos experimentos demonstrados em aula;
Com fios condutores ligados a uma fonte CC mantido em uma ddp constante, conectamos o amperímetro aos fios, e medimos a corrente elétrica para cada comprimento de fio, variando em 20 cm cada até chegar em 1 metro. Repetimos o processo para cada fio.
Após , com a utilização de um multímetro, medimos a resistência de cada fio, para os diferentes comprimentos.
Com os dados obtidos , Corrente elétrica e ddp , calculamos manualmente a resistência e a resistividade dos valores adquiridos. Calculamos também a resistividade de acordo com os valores medidos de ddp e resistência no multímetro.
Os resultados foram anotados na tabela em anexo.
II – Considerando que um fio pode