Interesses politicos
I) "[...] nem todos sabem dizer com precisão onde desejam chegar, é muito mais fácil externar nossas insatisfações e inconformismos do que expressar nossos ideais e anseios.
II) "[...] mesmo em camadas mais elevadas da sociedade é mais comum encontrar jovens completamente indecisos sobre seu futuro [...]".
Com base nas afirmativas, indique a alternativa correta:
ALTERNATIVAS A afirmativa I é antagônica à afirmativa II e as duas estão corretas. A afirmativa II é complementar à afirmativa I, estando as duas corretas. A afirmativa II destoa terminantemente da afirmativa I, por isso são complementares. A afirmativa I inviabiliza a ideia apresentada na afirmativa II. As afirmativas conflitam em suas ideias e estão completamente opostas às ideias contidas no texto.
Durante séculos, a sociedade tem experimentado diversas formas de exercício do poder. Alguns modelos político-econômicos são mais intervencionistas do que outros. Há ardorosos defensores dos diferentes modelos possíveis. Pensando sobre este assunto, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, sempre de acordo com a visão do texto-base:
ALTERNATIVAS A sociedade prefere modelos em que o governo interfira diretamente na atividade produtiva, determinando inclusive seus níveis de preço. A sociedade prefere modelos em que o Estado seja regulador, interventor, produtor de bens e serviços que também podem ser ofertados pela iniciativa privada. O governo, basicamente, deveria atuar apenas em questões onde a sociedade não pode, por esforço individual, fazer por si mesmo aquilo que deve ser feito. O governo não deve, em nenhum momento, procurar agregar e transformar interesses, visto que estas questões estão na esfera particular e