Participação e interesse politico
Resenha: Participação e Interesse Politico
JUNIOR, José Paulo Martins. DANTAS, Humberto. O Índice de Participação e a Importância da Educação.
GUIRALDELLI, Nidraele Helena Silva. Pós-graduanda em Gestão de Saúde.
Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo analisar através do texto de Junior e Dantas a participação do eleitor brasileiro no processo eleitoral.
O artigo de Junior e Dantas, O índice de Participação e a Importância da Educação, nos traz uma análise a respeito da participação do povo brasileiro nas eleições, seu interesse nas mesmas e sua capacidade de escolher um representante na política.
De acordo com o artigo o brasileiro tem fama de mau eleitor, que não sabe votar, o que justificaria os problemas políticos do país quanto a má administração dos negócios públicos do país. E a cada escândalo político do país o eleitor é lembrado como responsável por ter escolhido mau seu representante. Assim os autores, através de pesquisas, analisam a participação e envolvimento do eleitor na política, e busca soluções para mudar a rotulagem de mau eleitor.
Pesquisas eleitorais realizadas apontam que existe desinteresse por parte do povo brasileiro acerca de política e sua praticas, e dados do TSE mostram que a participação e interesse dos jovens em idade de 16 e 17 anos, que não são obrigados a votar diminuiu nas três últimas eleições, mesmo com as campanhas de incentivo ao voto, fato que comprova o desinteresse pela política.
A citada falta de envolvimento político, de acordo com os autores, aparecem também em números levantados por uma pesquisa coordenada pela professora Maria D’Alva Kinzo, do Departamento de Ciência e Política da Universidade de São Paulo, poucos meses ante das eleições de 2002 na Grande São Paulo. Os dados revelaram que apenas 37% dos eleitores acompanham o noticiário político com frequência e além disso 52% afirmam que não votariam se não fossem obrigados e 48% acreditam que o voto pouco ou