Politica
No âmbito da disciplina de Ciência Política foi-nos proposto a realização de um trabalho cujo tema principal é a Relação dos cidadãos com a política.
Gostámos de uma frase de Ray Zeller: “Tem de ser os jovens a cativar outros jovens, eles expressam o ponto de vista que se pretende e revertem-no na sua linguagem”.
Neste trabalho pretenderemos abordar os seguintes assuntos: participação política convencional, participação política não convencional, socialização política, cultura política, entre outros.
Política
Antes de mais pretendemos dar uma noção de política: política é a arte ou ciência da organização, direcção e administração de nações ou Estados.
Alguns sistemas políticos e poderes políticos são: Comunismo, Monarquia, Democracia, Nazismo, República, entre outros.
Participação política
Os comportamentos participativos dependem da verificação de uma série de condições. Começamos por descrever os resultados obtidos relativos a essas condições fundamentais de participação.
ASSOCIATIVISMO E ACTIVISMO SOCIAL DOS JOVENS
Os estudos sociológicos até hoje realizados sobre a participação política têm demonstrado que ela varia com a intensidade das formas de participação social. Lester Milbrath, a quem pertence a mais importante sistematização dos resultados das pesquisas de campo sobre a participação política pôs em evidência que o associativismo e o activismo parecem favorecer habitualmente a participação política. Desde logo começamos por aferir o grau de associativismo e activismo social dos jovens, como indicador de integração social e, como tal, como condição de participação.
Trata-se de um valor particularmente elevado, comparando-se com os resultados obtidos por outras pesquisas sobre a juventude portuguesa realizadas nos últimos anos, e que oferecem valores inferiores.
Informação política
A análise do grau de informação política foi feita a três diferentes níveis.
Procurou-se saber acerca do conhecimento dos factos da vida política