O que é participação política
QUE É POLÍTICA? Página 7.
Para iniciar os estudos sobre Política é necessário saber que tem sua origem na Grécia antiga, e que as raízes desse estudo partem do livro “Política” do filósofo Aristóteles. A palavra dividida por seu significado vem de POLIS, ou seja, a vida na cidade. Então o estudo está direcionado a vida em coletividade, interesses comuns.
Não existe apenas uma definição para Política. Estudiosos consideram “arte e ciência do governo”, referindo-se à arte dos seres humanos e ciência tomando Política como matéria; “o estudo do poder”, pois a tomada de decisões é vista como poder; “ciência do Estado” porque o poder está na mão do Estado; entre outras definições. Para Dallari, política é a conjugação de indivíduos e grupos humanos, dirigindo-as a um fim comum.
Um movimento ou atitude reivindicatória também é uma decisão política, pois está no direito dos membros da polis não concordarem e/ou indicarem alguma decisão, já que a política é para e entre eles.
O HOMEM: ANIMAL POLÍTICO. Página 12.
Todo ser humano possui necessidades afetivas, espirituais, psicológicas, que não podem ser atendidas sozinho, precisas de participação de outros seres humanos. No equilíbrio da sociedade, os indivíduos dependem da existência, trabalho e produção do outro para sobreviver, ou seja, uma necessidade natural.
Ao nascerem, os seres possuem a mesma capacidade, valor e possibilidade, não havendo distinção de classes, dando-se a definir que as diferenças entre os seres humanos são artificiais.
Dada à formação do seu “eu”, as diferenças aparecem e são chamadas individuais. Cada pessoa tem sua aptidão, preferência, julgamento e respeito como características próprias, acarretando a possibilidade de conflitos entre seus