Fichamento - Noite na Taverna
2 – BIOGRAFIA DO AUTOR: 1831 – SP. 1852 – RJ. Foi um escritor da 2ª geração romântica, contista, dramaturgo, poeta e ensaísta brasileiro. Suas principais obras foram: Lira dos Vinte Anos, Macário e Noite na Taverna.
3 – ENREDO – Personagens Principais: Solfieri, Bertram, Gennaro, Claudius Hermann e Johann. O enredo se passa com um grupo de jovens numa taverna. Reunidos, eles contam histórias de assuntos diversos, mas com um elo em comum: todas são trágicas, impregnadas de vícios, de crimes hediondos que vão de assassinato à incesto. Solfieri: um jovem boêmio, alcoólatra, persistente, faz tudo para alcançar o amor de uma mulher. Bertram: ruivo dos olhos verdes, alcoólatra, boêmio, torna-se um ser obscuro. Gennaro: pintor único que não respeitava o sentimento dos outros. Claudius: muito rico, gostava muito de orgias. Johann: Boêmio, obsessivo, curioso e nervoso. Desonra a própria irmã. Personagens secundários: Ângela, Laura, Nauza.
4 – FOCO NARRATIVO: 3ª Pessoa – narrador onisciente./ 1ª Pessoa,
5 – TEMPO: Psicológico
6 – ESPAÇO: Taverna
7 – RESUMO: Composto por sete quadros, sendo eles “Solfieri”, “Bertram”, “Gennaro”, “Claudius Hermann”, “Johann”, e “Último beijo de amor”. Solfieri; ama uma mulher e faz de tudo para tê-la e, após uma noite de orgia, encontra uma mulher deitada em um caixão, e assim, tem relações sexuais com a mesma. Bertram; conta como foi sua vida, assim como todos os outros convivas que vem a seguir. No final; uma mulher misteriosa crava um punhal no pescoço de Johann, esta mulher é sua irmã, com quem ele cometera o incesto, transformando-a na prostituta Georgia; essa pede mais um beijo à Artur que estava na taverna, pois ela vai morrer, vingando sua inocência.
8 – FINAL: Aberto
9 – APRECIAÇÃO: O livro conta a história de homens interessantes, boêmios, que, prende de certa forma o leitor, fazendo o mesmo querer