Interelações entre espécies, comunidades
Dentro de um ecossistema encontram-se várias formas de interações entre os seres vivos que as formam, denominadas relações ecológicas ou interações biológicas. Essas relações se diferenciam pelos tipos de dependência que os organismos mantêm entre si. Um exemplo dessas interações são as interações harmônicas, onde não há prejuízo para as espécies participantes e vantagem para pelo menos uma delas, e as interações desarmônicas, que contrariamente, entre as espécies participantes pelo menos uma é prejudicada e a outra tem benefício. Tanto as relações harmônicas como as desarmônicas podem ocorrer entre indivíduos da mesma espécie e indivíduos de espécies diferentes. Quando as interações ocorrem entre organismos da mesma espécie, são denominadas relações intra-específicas e quando ocorrem entre organismos de espécies diferentes, recebem o nome de interespecíficas.
Relações Intra-Específicas As interações intra-específicas ocorrem entre indivíduos da mesma espécie onde eles apresentam ligação anatômica, apresentando ou não uma divisão de trabalho entre os indivíduos. Como exemplo, podemos citar uma sociedade de formigas que apresentam uma divisão de trabalho havendo desde as formigas-operárias até as abelhas-rainhas, cada uma com uma função específica; por outro lado, podemos citar a sociedade conhecida por “caravela”, que formam colônias com indivíduos especializados na proteção e defesa, na qual, os indivíduos não estão ligados anatomicamente, mas apresentam divisão de trabalhos entre eles.
Relações Interespecíficas Existem vários tipos de relações interespecíficas harmônicas, que são positivas ou neutras para as espécies relacionadas.
Mutualismo - relação entre indivíduos de espécies diferentes, onde as duas espécies envolvidas são beneficiadas e a associação é obrigatória para a sobrevivência de ambas. Ex: a associação de algas e fungos formando os líquenes;
Cooperação ou protocooperação - existem benefícios