como controlar o stress
CORPO HUMANO
Dor, desconforto e estresse freqüentemente caminham juntos, podendo se tornar um ciclo ainda mais constante, aumentando a probabilidade de desenvolver outras doenças. Se a dor o perturba, você se torna incapaz de controlar fatores estressantes do dia-a-dia. Tarefas comuns se tornam verdadeiros obstáculos. O estresse o coloca em situações que intensificam a dor, tais como tensão muscular, ranger de dentes e enrijecimento de ombros.
Para interromper este ciclo, precisamos nos conscientizar de que o estresse é uma resposta a um evento, alguma coisa que não podemos controlar. É por isso que alguns acontecimentos são estressantes para algumas pessoas e para outras não. É importante se conscientizar de que podemos controlar o estresse e, conseqüentemente, desenvolver estratégias positivas para lidar com ele.
COMO VOCÊ RESPONDE AO ESTRESSE?
Diante do estresse, o seu corpo o entende como uma ameaça física. Ele automaticamente concentra força suficiente para se afastar do problema (fuga) ou encará-lo (luta). Segundo os médicos, as mudanças ou a necessidade de ajustamento colocam o seu organismo em uma situação de lutar ou fugir, elevando a pressão sangüínea e a freqüência cardíaca, forçando os músculos e contraindo os vasos sangüíneos e ocasionando, conseqüentemente, o aparecimento de diversas doenças.
O estresse pode ser negativo ou positivo:
Estresse Positivo
Ter um bebê, mudar para uma nova casa ou trocar de emprego, por exemplo, tudo é muito estressante, mesmo que se sinta feliz com as mudanças. Em doses adequadas, é um fator de motivação. O organismo produz adrenalina, proporcionando mais energia e ânimo e tornando a pessoa mais criativa. Por exemplo, entre os esportistas, o estresse positivo pode ajudá-los a melhorarem a sua performance na competição.
Estresse Negativo
É o estresse excessivo e ocorre quando a pessoa ultrapassa seus limites, reduzindo a capacidade mental e a