T Cnicas Para Controlar A Ansiedade E Stress
Respiração Diafragmática
Seguem os passos da técnica de respiração abdominal:
1. Fique em uma posição confortável (sentado ou deitado) e coloque uma das mãos sobre o abdômen, logo acima do umbigo e a outra mão sobre o tórax.
2. Respire naturalmente e perceba qual das duas mãos se movimenta mais quando você inspira.
3. Caso a mão de cima esteja se movimentando mais, ou seja, o tórax enchendo de ar mais do que o abdômen é sinal de ansiedade.
4. Inspire pelo nariz, inflando o abdômen e solte o ar bem devagar murchando o abdômen. 5. Inspire contando até três e solte o ar contando até seis. Com o treino da respiração você pode aos poucos prolongar o tempo de inspiração e de expiração. O importante é soltar o ar bem mais devagar do que ele entra.
6. Relaxe e permita‐se experimentar a sensação de tranqüilidade.
Todos os seres humanos fazem movimentos. Para realizá-los, os músculos são utilizados. O diafragma é um músculo muito importante que atua em nossos movimentos de respiração (inspiração e expiração).
Ao inspirarmos o ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. O diafragma desce e as costelas sobem, fazendo com que haja aumento do volume da caixa torácica e forçando o ar a entrar nos pulmões. Com a expiração ocorre o inverso. O diafragma e os músculos intercostais se relaxam, subindo o diafragma e baixando as costelas. Isso faz com que haja diminuição do volume da caixa torácica, forçando o ar a sair dos pulmões. iremos propor aos professores a confecção de um pulmão com diafragma, para que os alunos vejam como esse músculo influencia em nossos movimentos respiratórios.
Material necessário:
- garrafa de plástico transparente;
- canudinho ou tubo de caneta;
- dois balões de aniversário, sendo um pequeno e outro médio;
- fita adesiva;
- massa de modelar ou durepox.
Como fazer:
- Corte a base da garrafa transparente;
- Corte a parte contrária à boca do balão médio;
- Com a fita adesiva, prenda o