diversos
Actualmente já existem formas de fazer voltar o tempo atrás. Uma mulher ou homem com cerca dos 30 já não é uma cópia de há 30 anos atrás. Existiu uma evolução na imagem que uma certa idade aparenta, e parte dela é devido a certos comportamentos e hábitos alimentares. Saiba o que deve fazer para se manter com um aspecto jovem por muito mais tempo.
Uma ideia que deve manter presente: é necessário prevenir; aos 20 previne-se o que pode surgir nos 40, aos 30 nos 60 e assim sucessivamente. O corpo é uma máquina e a sua duração e aspecto não depende só da sua condição de fabrico, mas também da sua manutenção. A qualidade de vida é inversa ao envelhecimento, por isso aumentando a qualidade de vida diminui-se o envelhecimento. Atitudes como manter um peso baixo, boas horas de sono regulares, manter um nível de exercício diário são pontos essenciais para manter uma qualidade de vida elevada, filosofia fundamental para olear a máquina de cada um.
Controle a genética
A genética tem um papel fundamental na longevidade pois representa cerca de 25% da equação, o restante está ao alcance de qualquer um: condições e estilo de vida. O que interessa não são os genes que se possam ter mas o que se faz com eles. Os genes actuam ao nível do processamento das proteínas, no entanto, existe um gene que é activado ou não segundo o desejo parcial de cada um.
E então como é que pode influenciar os genes a mudar? Uma das formas é reconstituindo os cromossomas; estes têm pequenas substâncias nos seus terminais chamadas de telómeros que protegem os cromossomas da destruição. Cada vez que uma célula se reproduz, o telómero dessa célula fica mais pequeno. Cada vez que um telómero diminui, o DNA (macromolécula que contém a informação genética) começa a desfragmentar-se, tornando-se cada vez mais difícil de usar. Isto é a causa das células pararem de se dividir e de crescer para