Pensando a questão “Gestão Social”
A definição da palavra gestão significa o ato de gerir, gerenciar ou administrar algo ou alguma coisa. Portanto conceituar administração inicialmente significa entender esta em seus primórdios, onde em latim ad significa junto de e ministratio significa prestação de serviços entendendo-se como uma ação de prestar serviço ou ajuda. Atualmente esta palavra relaciona-se diretamente com as funções de planejamento, organização, direção e controle.
Historicamente, as organizações já tinham um grande papel na sociedade contemporânea. Este papel foi acentuado, em larga escala, na sociedade moderna. Diante deste contexto pode-se destacar a valorização da administração empreendedora como uma tendência social importante visto que, a perspectiva neoliberal está direcionando os profissionais para um mercado mais autônomo, ou seja, passando a gerenciar seu próprio negócio.
Mediante a essa concepção pode-se dizer que, historicamente desde o início dos tempos a humanidade utiliza-se da administração, pois o próprio homem enxergou a necessidade para conseguir alcançar determinados objetivos e obter resultados, com isto tornou-se imprescindível unir esforços para chegar a tais objetivos.
Segundo Chiavenato, (1987), a administração recebeu grande influência, em todo o seu processo evolutivo, da Igreja, da organização militar e da revolução industrial.
Com o passar dos séculos, os princípios da organização pública foram passando do Estado para a Igreja Católica e para as organizações militares. Deste período até os dias atuais, pode-se dizer que, a igreja tornou-se um exemplo em grande nível de uma organização bem sucedida, pois, esta organização desde seus primórdios é administrada por uma só pessoa – o Papa – diante desta perspectiva podemos visualiza-la como um modelo eficiente de gerenciamento. Neste mesmo contexto, as organizações militares contribuíram por se caracterizar como uma organização que enfoca a hierarquia. Desta forma ela