plano de negócio
Todos temos stress. Os nossos corpos estão preparados para sentir stress e reagir. Ele mantém-nos em alerta para evitar o perigo.
Mas nem sempre é possível evitar ou alterar as situações que nos podem causar um excesso de stress. Sentimo-nos presos e incapazes de alterar este sentimento. Quando o stress persiste, os seus efeitos criam desarmonia no corpo que enfraquece, perde resistências e pode adoecer.
As dificuldades de lidar com as pressões do dia-a-dia como aturar problemas financeiros, questões familiares, violência urbana, problemas no trânsito, mau relacionamento com colegas de trabalho ou chefes, possibilitam o aparecimento do stress.
A Organização Mundial de Saúde coloca os problemas cardiovasculares, sobretudo a hipertensão, em primeiro lugar na lista das doenças profissionais. Mas logo a seguir, surgem também as perturbações psíquicas e físicas directamente relacionadas com o stress, que atingem mais de 50 por cento dos trabalhadores.
De quem será a responsabilidade? A resposta pode estar nas exigências arbitrárias e abusivas da actual globalização da economia e o novo ritmo da nossa vida.
A chave para lidar com o stress é identificar os sintomas e as causas na sua vida e aprender formas de eliminar e reduzir este excesso de energia acumulada.
O que é o stress?
Stress é a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras.
Para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia reacções que activam a produção de hormonas, entre elas a adrenalina.
O indivíduo fica em "estado de alerta" e em condições de reagir.
Em segundos as hormonas espalham-se pelas células do corpo, a respiração e batimentos cardíacos aceleram; sintomas denominados "reacção de luta ou fuga". Ao acalmar-se, o corpo reequilibra- se, o que não acontece quando os efeitos do stress já são graves.
Stress é uma reacção a qualquer mudança que requer um reajustamento ou resposta da nossa parte.