Ética e a empresa
Resumo: A ÉTICA E A EMPRESA
7.1 A empresa como organização A organização "é um circulo de pessoas que, estando interessadas na defesa de uma situação de domínio,... repartem entre si o exercício dos poderes de mando e de coerção. Esse sistema de relações de cooperação de coordena para atingir suas finalidades. As organizações que visam o lucro são as empresas. As que não visam podem ser chamadas genericamente de associações".
Para que esse grupo constitua uma empresa é necessária uma especial estrutura. A estrutura é um elemento de tamanha importância na concepção de organização burocrática. As características básicas da organização denominada burocrática são cinco: a divisão de trabalho, a hierarquia , a regulamentação abstrata e formal das operações, a impossibilidade do relacionamento, a seleção de pessoal sendo assim, cada ramo de negócios pode assumir formas de organização diversas.
7.2 A empresa, instituição vencedora
A empresa surge como instituto confiável, cada vez mais atenta às necessidades do mercado, cada dia mais próxima a satisfazer as aspirações de um consumidor perenemente insatisfeito. No campeonato do ranking de credibilidade, tão a gosto dos pesquisadores do marketing, a empresa vence até mesmo a mais tradicional dentre as instituições: a família. Por isso, é interessante completar a empresa e sua ética nesta abordagem sobre ética geral e profissional. Um dos motivos do fortalecimento da ideia de empresa é justamente encarar a questão ética à luz da seriedade. Ética, para a empresa contemporânea, significa tanto quanto lucro. Por aperceber-se disso foi que muitos conglomerados sofreram as consequências das profundas transformações econômicas, de desregulamento, de desaparição de profissionais e de afazeres, sem eles deixarem de existir.
7.3 Obstáculos enfrentados pela empresa
Talvez o principal óbice posto ao desenvolvimento empresarial seja o governo. O Estado sufoca a atividade empresarial