Interdisciplinaridade
RESUMO: Este artigo disserta sobre a importânica da interdisciplinaridade na graduação em Ciências Contábeis e a necessidade de interação prática entre os diversos conhecimentos que agregam valor para o profissional contábil. Com isso denota-se que um profissional preparado é aquele que tem embasamento teórico nas mais diversas áreas relacionadas a contabilidade, o que proporciona maior conexão entre os conhecimentos necessários ao cumprimento das funções incumbidas ao contador.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Conhecimento. Profissional Contábil .
INTRODUÇÃO
Para a construção do conhecimento acadêmico é necessária a interdisciplinaridade, que implica no rompimento dos abismos presentes entre as disciplinas e na junção dos saberes.
O profissional contábil esta adquirindo competências e habilidades necessárias ao desempenho das perspectivas do mercado contemporâneo. A visão interdisciplinar do conhecimento, aplicado de forma global, é o que se espera de um contador neste momento.
INTERDISCIPLINARIDADE
O pilar essencial para a construção do conhecimento irrestrito, globalizado, renovável e melhorado continuamente é a interdisciplinaridade, que implica no rompimento dos abismos presentes entre as disciplinas e na junção dos saberes. Para tanto, apenas integrar conteúdos não é suficiente. Faz-se necessária, como enfatiza Fazenda (1979, p. 8), “uma atitude, isto é postura interdisciplinar. Atitude de busca, envolvimento, compromisso e reciprocidade, diante do conhecimento”.
A definição de interdisciplinaridade, entretanto, é um tema um tanto controverso, estabelecido de formas diversas pelos pesquisadores da área educacional. Para Santomé (1998), por exemplo, a interdisciplinaridade deve ser considerada como uma nova etapa do desenvolvimento científico, que objetiva reunir o saber em um paradigma que possa ser utilizado em todas as áreas atuais de conhecimento.
Para Passos (2004, p.