Interdisciplinaridade e o ensino de Física
-O que é interdisciplinaridade;
- O por que da interdisciplinaridade;
-O conceito de interdisciplinaridade;
- As aplicações da interdisciplinaridade;
-Atualidades sobre o assunto;
-Conclusão;
-Referências.
Interdisciplinaridade nada mais é do que o ensino de uma disciplina com o auxílio de uma outra área do conhecimento para o entendimento desta, ela é usada como um facilitador para o processo de aprendizagem.
A interdisciplinaridade, surgiu no final do século passado, pela necessidade de dar uma resposta à fragmentação causada por uma epistemologia de cunho positivista. As ciências haviam-se dividido em muitas disciplinas e a interdisciplinaridade restabelecia, pelo menos, um diálogo entre elas, embora não resgatasse ainda a unidade e a totalidade do saber.
Desde então, o conceito de interdisciplinaridade vem se desenvolvendo também nas ciências da educação. Elas aparecem com clareza em 1912 com a fundação do Instituto Jean-Jacques
Rousseau, em Genebra, por Edward Claparède, mestre de Piaget. Toda uma discussão foi travada sobre a relação entre as ciências mães e as ciências aplicadas à educação: por exemplo, a sociologia (da educação), a psicologia (da educação) etc. e noções correlatas foram surgindo, como intradisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade.
Ao adotar a interdisplinaridade como metodologia no desenvolvimento do currículo escolar, não significa o abandono das disciplinas nem supõe para o professor uma “pluri-especialização” bem difícil de se imaginar Para maior consciência da realidade, para que os fenômenos complexos sejam observados, vistos, entendidos e descritos torna-se cada vez mais importante a confrontação de olhares plurais na observação da situação de aprendizagem. Daí a necessidade de um trabalho de equipe realmente pluridisciplinar.
A interdisciplinaridade pode ser aplicada em qualquer fase do estudante,