interações intermoleculares
Geralmente o que determina a solubilidade entre duas substâncias são as forças intermoleculares.A solubilidade é a capacidade que um composto tem de se dissolver e formar uma mistura homogênea com um determinado solvente, o caráter polar ou apolar da substância influencia muito. Para saber a solubilidade entre moléculas custumamos utilizar a frase ”semelhante dissouve semelhante”, substancias que apresentem o mesmo tipo de interação inter molecular tendem a se ser solúveis entre sí. Existem fatores que afetam a solubilidade, como a temperatura e a pressao, sua aplicacao é de fundamental importancia na separacao de misturas.
As misturas homogêneas são aquelas em que não são possíveis as distinções de fases (regiões visíveis da mistura onde se encontram os componentes), nem mesmo com um moderno microscópio eletrônico. Um grande exemplo é a água do mar: apesar da alta concentração de sais minerais, os mesmos não são distinguíveis em uma amostra.
As misturas heterogêneas são aquelas em que são possíveis as distinções de fases (regiões visíveis da mistura onde se encontram os componentes), na maioria das vezes sem a necessidade de utilizar equipamentos de aumento (como o miscroscópio). Um grande exemplo é o ar poluído das grandes cidades: apesar da aparência homogênea, os sólidos em suspensão podem ser retidos por uma simples peneira.
OBJETIVOS
Verificar a polaridade das moléculas e seu efeito nas solubilidades das substâncias.
MATERIAIS UTILIZADOS
Tubos de ensaio
Estante para tubos de ensaio
Pisseta com agua deionizada
Pipeta
Pipetador
Espátula
Cloreto de Sódio (NaCl)
Etanol
Éter etílico
Hexano
Tolueno (toluol)
t-butanol (terc-butílico)
n-butanol (n-butílico)
Gasolina
Permanganato de Potássio (KMnO4)
Iodo (I2)
MÉTODOS
1. Verificação da solubilidade (semelhanças) entre solventes.
1.1 Numere 2 tubos de ensaio (1 e 2), adicione nos 2 tubos, uma ponta de espátula de cloreto de sódio, em