interação fármaco receptor
1º ano B
Professora : Micheline
Neste trabalho veremos oque é uma interação fármaco receptor , como ela acontece e alguns exemplos .
Boa Leitura !
A interação entre uma micromolécula com seu sítio de ação no sistema biológico (receptor) ocorre durante a fase farmacodinâmica e é determinada por forças intermoleculares, como interações hidrofóbicas, eletrostáticas, covalentes e estéricas.
Os fármacos ou seus metabólitos ativos, para produzirem efeitos devem atingir o local de ação em concentrações adequadas.
A partir destas interações intermoleculares entre fármaco e receptor pode ocorrer tanto uma resposta biológica positiva como negativa. Por exemplo, respostas positivas podem produzir uma resposta fisiológica imediata, tais como a abertura de uma canal iônico, ou levar a uma série de eventos bioquímicos que podem resultar na liberação dos chamados segundos mensageiros, tais como o monofosfato cíclico de adenosina (cAMP). Estes segundos mensageiros promovem uma sequencia de eventos bioquímicos que resultam em uma determinada resposta fisiológica. Alternativamente, a ligação de uma micromolécula ao receptor pode impedir uma resposta fisiológica ao dar início à inibição de uma série de eventos biológicos associados, ou simplesmente impedir que o ligante endógeno normal ligue-se ao receptor. Por exemplo, os β-bloqueadores, tais como o propranolol, agem bloqueando os β-receptores, impedindo a ação da adrenalina (ligante endógeno). Em todos os casos, o mecanismo pelo qual qualquer mensagem conduzida pela micromolécula é traduzida através do sistema do receptor numa resposta tecidual é conhecido como transdução do sinal.
A