intemperismo
MECÂNICA DOS SOLOS I - INTEMPERISMO: PROCESSOS FÍSICOS E QUÍMICOS NA FORMAÇÃO DOS SOLOS.
Intemperismo
Conjunto de processos: físicos, químicos, físico-químicos que atuam na superfície dos continentes e que acabam transformando, após milhares a milhões de anos. Rochas são agregados de minerais firmemente entrelaçados e/ou fortemente cimentados, que não são desagregados pela pressão dos dedos. Rochas sedimentares como argilitos e folhelhos podem ser desagregados quando pressionados com os dedos.
Solos são agregados de minerais (na sua maioria argilo-minerais) justapostos ou frouxamente entrelaçados e/ou fracamente cimentados, que são desagregados pela pressão dos dedos quando úmidos ou secos. Os solos e os saprolitos são o resultado final do intemperismo físico e químico sobre as rochas. Rochas sedimentares, como argilitos, possuem uma resistência mecânica semelhante aos solos, mas não devem ser consideradas como solos.
Tipos de intemperismo
Intemperismo físico: compreende os processos que fraturam ou fragmentam as rochas e desagregam os minerais das rochas.
Intemperismo químico: compreende os processos capazes de decomporem os minerais das rochas. Essa decomposição transforma os minerais primários em minerais secundários (argilo-minerais).
Processos do intemperismo físico Variação da temperatura
As rochas, por ação do sol, são aquecidas 1,5 a 2,5 vezes mais que a atmosfera, apresentando temperaturas acima de 60°C. À noite elas passam a ter temperaturas da ordem de 20°C. Em algumas regiões, pode chegar até 10°C e em outras, até de 0°C. Cada mineral possui um coeficiente de dilatação diferenciado, provocando a desagregação da rocha devido as tensões de dilatação e compressão internas no maciço rochoso.
As rochas, nestas condições:
• Durante o dia: DILATAM-SE
• Durante a noite: CONTRAEM-SE
Sendo submetidas diariamente a esforços intermitentes que após