Inteligências Múltiplas
Pesquisa “Inteligências Múltiplas”
Lucas Fontes Ferreira da Silva
5º sem ADS
Itu, abril de 2014.
Inteligências Múltiplas
Conceito: Chama-se de Inteligências Múltiplas a teoria desenvolvida pelo psicólogo Howard Gardner na década de 1980 buscando analisar e descrever melhor o conceito de inteligência.
Depois de muitos anos de pesquisas com a inteligência humana, Gardner chegou à conclusão de que o cérebro humano possui sete tipos de inteligências (mais tarde foram acrescentadas à lista mais duas inteligências, a naturalista e a existencial). Porém, a maioria das pessoas possui uma ou duas inteligências desenvolvidas. Isso explica porque um indivíduo é muito bom com cálculos matemáticos, porém não tem muita habilidade com expressão artística. Segundo ele, são muito raros os casos em que uma pessoa possui várias inteligências desenvolvidas, como por exemplo Leonardo da Vinci. Também são raros as pessoas que não possuem nenhuma inteligência desenvolvida.
Também segundo Gardner, as inteligências não são objetos que possam ser quantificados, e sim, potenciais que poderão ser ou não ativados, dependendo dos valores de uma cultura específica, das oportunidades disponíveis nessa cultura e das decisões pessoais tomadas por indivíduos e/ou suas famílias, seus professores e outros. Uma pessoa pode já nascer com alguma inteligência, ou seja, a genética contribui. Por outro lado, as experiências vividas também podem influenciar no aparecimento de outras inteligências.
As Inteligências:
Lógico-matemática: A capacidade de confrontar e avaliar objetos e abstrações, discernindo as suas relações e princípios subjacentes. Habilidade para raciocínio dedutivo e para solucionar problemas matemáticos. Cientistas possuem esta característica.
Linguística: Caracteriza-se por um domínio e gosto especial pelos idiomas e pelas palavras e por um desejo em os explorar. É predominante