Inteligências Múltiplas
O termo Data Warehouse (DW) foi criado por Bill Inmon em 1990 e consiste em organizar os dados corporativos de maneira integrada, com uma única versão da verdade, histórico, variável com o tempo e gerando uma única fonte de dados, que será usada para abastecer os Data Marts (DM).
Isso permite aos gerentes e diretores das empresas tomarem decisões embasadas em fatos concretos e não em intuições, cruzando informações de diversas fontes. Isso agiliza a tomada de decisão e diminui os erros. Tudo isso num banco de dados paralelo aos sistemas operacionais da empresa.
Sistema de Apoio a Decisão
Sistema De Apoio a Decisão
O Sistema de Apoio a Decisão é uma classe de Sistemas de Informação ou Sistemas baseados em Conhecimento. Refere-se simplesmente a um modelo genérico de tomada de decisão que analisa um grande número de variáveis para que seja possível o posicionamento a uma determinada questão. Ou seja é um orientador para domadas de decisões.
As principais características:
Os SAD permitem aos decisórios trabalhar com problemas semi-estruturados e não estruturados pois conseguem juntar o pensamento humano e a informação computadorizada
Devem suportar uma variedade de processos de tomada de decisão
O decisor tem controle absoluto sobre todos os passos do processo de tomada de decisão quando está a resolver um problema. O objetivo do SAD é ajudar e não substituir o decisor
Um SAD normalmente utiliza modelos para analisar situações de tomada de decisão. A capacidade de modelização permite experiências com diferentes estratégias sob diferentes configurações.
Os SAD devem permitir o acesso a várias fontes, tipos e formatos de dados.
Vantagens
Rapidez
Ultrapassar limites cognitivos (através do computador)
Redução de custos
Qualidade (obtenção do valor óptimo mais próximo dos nossos objetivos)
Decisões mais eficazes
Decisões mais eficientes
Melhor comunicação entre os decisores
Melhor utilização do processo de aprendizagem