inteligência Emocional
Segundo a definição apresentada no dicionário, inteligência significa:
• Faculdade ou capacidade de aprender, apreender, compreender ou adaptar-se facilmente.
• Destreza mental, perspicácia. Fonte: Minidicionário Aurélio século XXI
O que tentamos fazer ao utilizarmos material concreto e outros recursos para facilitar a aprendizagem dos alunos? Estamos tentando encontrar caminhos diferentes dos normalmente utilizados.
Nas práticas tradicionais, utiliza-se um tipo específico de inteligência, a inteligência lógico-matemática. A busca por estes caminhos mentais diferentes, nada mais é do que a utilização de outras inteligências inerentes ao humano. O conceito de inteligências múltiplas foi apresentado por Howard Gardner. Seu objetivo era ampliar as noções psicológicas da inteligência, mas seu primeiro maior impacto foi no campo da educação.
Com a introdução deste novo conceito fica claro que tudo pode ser aprendido, seja por caminhos convencionais ou por caminhos alternativos, como no caso de como o de Helen Keller ou de portadores de lesões cerebrais.
“[...] existe uma visão alternativa da mente [...] reconhecendo muitas facetas diferentes e separadas da cognição, reconhecendo que as pessoas têm formas cognitivas diferenciadas e estilos cognitivos contrastantes.” Howard Gardner
“[...] defino a inteligência [...] como uma capacidade de resolver problemas ou de elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais ou comunitários.” Howard Gardner
Gardner apresenta sete tipos de inteligência. São elas:
Linguística
Lógico-matemática
Espacial
Musical
Corporal-Cinestésica
Interpessoal
Intrapessoal
Inteligência Linguística
É a inteligência ligada ao uso e ao domínio da estrutura da linguagem, seja ela expressa, escrita ou verbal.
Talvez, a expressão mais completa desta capacidade seja encontrada nos poetas.
É,