Inteligência Emocional
Inteligência Emocional é a capacidade de controlar nossas emoções, para que assim possamos atingir nossos objetivos. Basicamente, ser inteligente, é ser capaz de pensar com objetividade sobre nossas emoções. Isso nos dá total controle sobre nós mesmos, o que é muito útil em vários setores das nossas vidas, pois é essencial para tomarmos atitudes sensatas e produtivas. Mônica Portella, psicóloga, fala dos momentos em que muitos perdem a cabeça e acabam agindo sem esta inteligência. "Cada um de nós tem uma espécie de gatilho", explicou ela sobre os motivos que irritam os outros e que os tiram do sério. "A inteligência emocional é dividida em duas: a intrapessoal tem a ver com o conhecimento das minhas emoções, do meu talento, das minhas metas. E a outra parte é a interpessoal, que é o relacionamento com o outro, como vou perceber o outro, como vou falar com ele. As situações vão acontecendo, mas quando me autoconheço, tenho mais facilidade de observar o comportamento do outro e falar o que é necessário na hora certa e saber parar na hora certa também." Onde encontramos a inteligência emocional no ambiente escolar:
1. O texto fala sobre múltiplas inteligências, e uma delas é a interpessoal, que é a capacidade de lidar com relacionamentos. Precisamos dessa habilidade em vários setores da nossa vida, mas como professor é de essencial importância desenvolvê-la, pois lhe damos diariamente com um público bem heterogêneo, necessitando realmente de uma boa empatia com os alunos.
2. Outra habilidade indispensável para o educador é o autocontrole, pois por mais que a situação seja bastante adversa, temos que ser capazes de reagir com tranqüilidade.
3. Mediante todas as dificuldades, todos os desafios que facilmente encontramos na profissão de professor, principalmente na rede pública, a automotivação é imprescindível para continuarmos a nossa luta diária pela educação, já que são inúmeros os fatores que irão nos desmotivar e