Inteligência emocional
• A intensidade das demais necessidades bloqueadas: quando a necessidade de autoestima de uma pessoa não é basicamente satisfeita, será difícil para ela desenvolver recursos para satisfazer a necessidade de aprimoramento intelectual, por exemplo.
• As possibilidades de encontrar formas substitutivas para satisfazer as necessidades: quanto maior for a facilidade da pessoa para modificar a sua maneira de agir, será mais provável que ela possa obter a gratificação que necessita. Por exemplo: saber tolerar certo nível de frustração e adiar ou modificar a maneira de atingir o objetivo que desejamos pode ser uma atitude melhor do que insistir na realização imediata de uma necessidade.
• O grau de segurança e autoconfiança que a pessoa possui para alcançar o que deseja: ser perseverante não significa “cruzar os braços” e esperar que as coisas caiam do céu. Se a pessoa acreditar no seu potencial (intelectual, emocional etc.) poderá “arriscar” diferentes modos de agir, até encontrar aquele que melhor lhe possibilite atingir a sua meta. Nesse caso se mostrará capaz de definir claramente o que se deseja e tal atitude será também um passo importante para obter sucesso.
Devemos salientar, entretanto, que não podemos assegurar sucesso em todas as nossas realizações e estaremos sujeitos a algumas situações desagradáveis. Nesse caso, a ansiedade poderá surgir, especialmente quando a pessoa se perceber diante de situações em que tenha sido punida ou frustrada anteriormente. Para que ela