Inteligência Artificial - Ensinando a pensar
Inteligência Artificial - Peterson Lima sarmento
A procura pela verdadeira “Inteligência Artificial” é um desafio que, atualmente, envolve disciplinas e métodos até então não observados, ou até mesmo, não levados em consideração pelos pioneiros na pesquisa deste ramo.
A abordagem e a procura pela IA levou pesquisadores a área da psicologia, buscando comportamentos e modos de aprendizagem do ser humano para buscar o caminho inicial, ou pelo menos, o que for mais apto para nortear as pesquisas e aprofundamento do conhecimento e implantação da Inteligência Artificial.
Turing já pronunciava que os meios para construir uma máquina que passasse pelo teste e conseguisse se passar por humano seria difícil e que um dos possíveis caminhos seria construir uma máquina criança ou uma máquina bebê, ao qual aprenderia e pensasse através de conhecimento repassado, tal qual fazemos com nossos filhos.
Disto partiu-se para conceitos psicológicos e temas ligados a aprendizagem, com o intuito de verificar qual o processo de aprendizagem que nos faz inteligentes.
A empresa Intelligence Artificial NV, faz pesquisas na área de IA e busca com afinco processos e meios para chegar à verdadeira Inteligência artificial.
Uma abordagem behaviorista foi levada em consideração, entendendo que tal abordagem do desenvolvimento da linguagem pode conduzir a resultados inovadores, aplicados no aprendizado da máquina criança. Os programas podem imitar, extrair regras implícitas, aprender com a experiência, e podem ser instalados com uma unidade de melhorar constante do desempenho. A aquisição da linguagem pode ser alcançada através de aproximações sucessivas e comentários positivos e negativos do ambiente. Os programas devem evoluir através de etapas críticas do desenvolvimento da aquisição da linguagem, a fim de chegar a uma máquina adulta com habilidades de conversação. As etapas de aquisição da linguagem são medidas quantificáveis e descritivas, e sistemas podem ser