Inteligencia Organizacional
Ciências Contábeis
Trabalho de pesquisa
- Processos da gerência de projetos
- inteligência Organizacional
A falta de recursos físicos e humanos fez com que a Inteligência Organizacional (IO) surgisse pois o mercado sofreu um crescimento acelerado , e assim como o mercado, o número de informações no ambiente externo aumentou ,dentre outros fatores, que obrigaram as organizações a seguir novas métodos e maneiras frente aos adversários, cada vez maiores em número e em habilidades.
Racionalmente existe um conjunto de características que diferenciam as organizações bem sucedidas no mundo globalizado que se perpetuaram ao longo das décadas, das demais. E estas características estão muito mais relacionadas a fatores humanos tais como valores, cultura, práticas de gestão e crenças do que a fatores tecnológicos, o que nos mostra a importância de um processo de inteligência organizacional bem desenvolvido.
O tamanho da importância da tecnologia no processo de competitividade de uma empresa não pode ser desconsiderado, mas para isto funcionar, é necessário que pessoas sejam preparadas tanto para tirar o máximo rendimento das tecnologias atuais, como assimilar novas tecnologias.
Muitos estudos já foram feitos desde 1960, e um dos principais autores, Matsuda ( 1992 ; 1993) afirmou que a IO pode ser vista por dois ponto de vista, produto e processo. Como um produto, ela gera resultados práticos à empresa, tanto em momentos de decisão ou nas escolhas de estratégias de longo prazo, por meio de documentos e outros dados resultantes das atividades realizadas, bem como direcionadores para processos e ações futuras.
Já como processo, é um conjunto de atividades ligadas que envolvem toda a organização com uma finalidade comum, constituindo um processo que agrega, coordena e envolve inteligência humana e de máquina, por toda a empresa.
Para o autor, a IO é vista como um produto que pode ser o resultado da