Inteligencia emocional
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
COMPETENCIA ESSENCIAL PARA O ADMINISTRADOR
TEIXEIRA DE FREITAS, BAHIA.
2013
VIVIANE OLIVEIRA CRUZ
INTELIGENCIA EMOCIONAL
Trabalho apresentado à todas as disciplinas do 8° período do curso de Administração, sob orientação da coordenadora Maria Cristina.
TEIXEIRA DE FREITAS, BAHIA.
2013
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
O mercado sofre mudanças repentinas todos os instantes, e algo interessante que foi analisado e compreendido por pesquisadores é que hoje, não são apenas as competências técnicas que uma organização avalia em um profissional para ser admitido. Hoje as competências comportamentais de um profissional são essências, principalmente por organizações de grande porte, pois entenderam que esta competência influencia nos resultados planejados. Esta competência cabe principalmente ao profissional administrador, pois além de administrar os recursos materiais da organização, geri também pessoas, cada uma com sua cultura, caráter, experiências de vida e comportamento. Logo, o administrador precisa ter um preparado emocional e ter habilidade para conseguir gerir comportamentos das pessoas que compõe a organização. À avaliação das competências racionais no profissional atual tem-se somado a análise das competências pessoais e sociais, que cada vez mais se assumem como fatores de diferenciação para contratação.
Daniel Goleman, em seu livro Trabalhar com Inteligência Emocional, contextualiza a importância da Inteligência Emocional (IE), que podemos determinar como a habilidade de gerenciar nossas emoções pra lidar com as situações da vida. É um conjunto de atitudes que incluem, por exemplo, manter sobre controle emoções intensas, que impulsionam a agir ou reagir sem medir as consequências. Pessoas com a inteligência emocional bem desenvolvida têm extrema facilidade de integração e de relacionamento,