INTELIGENCIA COMPETITIVA
As Mudanças no mercado acontecem com enorme velocidade, e como consequência disso as empresas para permanecerem competitivas no mercado, necessitam desenvolver análises muito profundas deste novo cenário.
A Inteligência competitiva se apresenta como um caminho de grande suporte nos negócios dando base para a tomada de decisões mais assertivas.
Nessa nova estrutura social e de mercado, as redes sociais vem ganhando maior representatividade na atualidade.
Sendo assim, as organizações precisam dispor de sistemas de análise complexos e estruturados de análise de ambiente externo, contudo a dificuldade não está no acesso as informações e sim no gerenciamento das mesmas.
“Saber analisar as informações e converte-las em benefícios tornou-se uma vantagem altamente competitiva”. (Passos, 2005).
Inteligência competitiva é um programa sistemático de coleta e análise de informação sobre atividades de concorrentes e tendências de negócios.
LEONARDO FULD, um dos pioneiros deste assunto, foi fundador da SCIP e define I.C. como “Informação analisada sobre concorrentes que tem implicações no processo de tomada de decisões da empresa.”
A Inteligência competitiva também é descrita como um processo composto de etapas de coleta e busca ética de dados, informações formais e informais de ambientes competitivos.
“O processo de I.C. é cíclico e dinâmico, tendo sempre em mente a eficácia das ações nas tomadas de decisão.” (Balestrin, 2001)
CÍCLO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
Planejamento e Direção
Informações publicadas Coleta fontes primarias
Análise e produção Distribuição de informações
(Fuld e Company,2003)
O Bussines intelligence (B.I.)
Podemos resumir que o B.I. é um conjunto de ferramentas utilizadas para analisar a inteligência competitiva.
Segundo a Associação Brasileira de Analistas de Inteligência
Competitiva(ABRAIC), quando falamos de I.C., estamos nos referindo a um “Processo” que