integrçao
TÉCNICO DE RESTAURAÇÃO – 2012/2015
Hinduísmo Sara Arantes Nº21
Integração Module nº4 tp3- Da Democracia ao universo de valores
Professora: Paula Carvalho
27-05-2014
Índice:
Introdução………………………………………………………………………Pág.2
Desenvolvimento
-Definição do hinduísmo………………………………………………………Pág.3
-A origem histórica……………………………………………………………..Pág.4
-As crenças………………………………………………………………………Pág.5
-As datas e as tradições……………………………………………………..Pág.6
-Os principais ritos……………………………………………………………Pág.7
Conclusão………………………………………………………………………..Pág.8
Introdução: O hinduísmo é uma religião politeísta que se originou no sub - continente Indiano. Esta religião baseia-se no Bramanismo (antiga filosofia religiosa) e tem Brama como uma das três principais divindades.
Definição do Hinduísmo
O Hinduísmo é uma religião maioritariamente originária da Índia e citada como a mais antiga tradição religiosa. Os seus praticantes chama se os Hindus ou Hinduístas.
A religião Hinduísta refere-se ao mundo não só religioso mas também cultural que abrange o bramanismo e a crença na Alma Universal : Brama (para além de ser um Ser Supremo digno de culto nesta religião também é um termo que designa o princípio divino, não-personalizado e neutro do bramanismo e da teosofia).
Esta religião centra-se no apoio ao indivíduo através de variadas práticas que têm como principal objetivo incentivar o mesmo a experimentar a divindade que está em todas as partes e a realizar a verdadeira natureza do seu ser.
Defende três princípios:
O Hinduísmo é uma religião politeísta que defende que os três principais objetivos da vida humana, conhecidos como os purusarthas são: a riqueza ( ethikos ou artha), o prazer sexual ( k a ma ) e a liberdade ( moksha ). Acredita-se que todos os homens seguem o kama e o