A HISTORIA DO RADIO
O RADIO NÃO FOI PENSADO COMO UM MEIO DE COMUNICAÇÃO DE MASSA.
GUGLIEMO MARCONI , É CONSIDERADO O GRANDE IDEALIZADOR DAS RADIOS.
A HISTORIA DO RADIO COMECA EM 1901 QUANDO O PADRE ROBERTO LANDEL DE MOURA , SEM APOIO DO GOVERNO , VIAJA PARA OS ESTADOS UNIDOS , ONDE PATENTEIA O TELEGRAFO, SEM FIO, O TELEFONE SEM FIO E O TRANSMISSOR DE ONDAS.
EM 7 DE SETEMBRO DE 1922, COM UM TRANSMISSOR DE 500 WATTS INSTALADO NO ALTO DO CORCOVADO DO RIO DE JANEIRO, COM 80 RECEPTORES DESTRIBUIDOS PELOS PONTOS DA CIDADE CAPTAM A PRIMEIRA TRANSMISSÃO DE RÁDIOFONICA OFICIAL NO BRASIL, COM O DISCURSO DO ENTAO PRESIDENTE EPITACIO PESSOA, EM COMEMORAÇÃO AO CENTENARIO DA INDEPENDENCIA DO PAIS.
O RADIO NO BRASIL COMEÇOU COMO UM INVESTIMENTO DAS SOCIEDADES CIVIL E ORGANIZADA , QUANDO EM 20 DE ABRIL DE 1923, EDGAR ROQUETTE PINTO E ENRI MURIZE CRIAM A RADIO SOCIEDADE DO RIO DE JANEIRO COM CUNHO EDUCACIONAL E CULTURAL, INFLUENCIADAS POR ELAS , OUTRAS EMISSORAS SURGEM POR TODO PAIS, TODAS NASCEM COMO CLUBES E SOCIEDADES , POIS ERAM MANTIDAS PELOS ASSOCIADOS, JÁ QUE ANUNCIOS PAGOS ERAM PROIBIDOS.
EM 1931 SURGE A RADIO RECORD QUE BUSCA LUCROS, CEZAR LADEIRA SE DESTACA COMO VOZ CONSTITUCIONALISTA, A RADIO RECORD PASSA A INTRODUZIR O CAST PROFISSIONAL E FAZER OPAGAMENTO DAS EQUIPES.
EM 1932 COM A LEI 21.111 EXISTE A REGULAMENTAÇÃO DA PUBLICIDADE NOS RÁDIOS, PERMITINDO COMERCIAS PAGOS, AS RADIOS COMEÇAM A BUSCAR ANUNCIANTES. ( A LEI 21.111 DIZIA QUE A PUBLICIDADE NÃO DEVERIA ULTRAPASSAR 10 % DA PROGRAMAÇÃO)
COM A BUSCA CONSTANTE DE PUBLICO E ANUNCIANTES A RADIO PASSA A SER CONSIDERADO UM MEIO DE COMUNICAÇÃO DE MASSA.
EM 1932 A RADIO PHILIPS COMEÇA A IRRADIAR O PROGRAMA CASÉ, UMA DAS PRINCIPAIS ATRAÇOES DO RADIO BRASILEIRO.
O ERUDITO SE TORNA POPULAR, GERANDO COMPETIÇÃO, EM 1935 É CRIADA A HORA DO BRASIL (HOJE VOZ DO BRASIL) COMO PROGRAMA OFICIAL DE GETULIO VARGAS, BUSCANDO DIVULGAR OS FEITOS DO GOVERNO ( RADIO PASSA A TER ENFASE POLITICA ESTRATEGICA)
A RADIO KOSMOS DE SP CRIA OS