Integração nas Empresas
Autor
Daniele Rodrigues Colontonio Prof. Orientador
Vitor M. Mörschbächer
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso/Habilitação (RHU0065) – Prática Módulo Técnicas de Gestão
24/06/2014
RESUMO
O momento da admissão de um novo integrante em uma equipe de trabalho é de suma importância, tanto para o colaborador quanto para a organização. A correta condução deste processo pode contribuir para a retenção, para o comprometimento e, para um desempenho satisfatório deste profissional. Segundo Nascimento (2006), o comprometimento está intimamente ligado à motivação, gerada pelo desafio, pelo reconhecimento, pela perspectiva de autorrealização e pela percepção dos benefícios futuros. Esses elementos precisam ficar claros para os novos colaboradores que ingressam na organização.
Palavras-chave: Socializar, Interagir.
1 INTRODUÇÃO
Pode parecer ser algo de pouca importância ou simplista, mas nos tempos atuais, integrar e socializar os novos colaboradores de forma correta e eficaz pode fazer toda a diferença.
Os resultados de uma boa integração são notados nas organizações através de indicadores importantes, tais como: aumento de produtividade, melhora na qualidade, alta motivação, redução de turnover, redução de absenteísmo e etc.
2 DESENVOLVIMENTO
Ao contratar um novo colaborador é preciso que a empresa se comprometa com a capacitação e qualificação deste profissional, visando a melhor performance e desempenho e principalmente o quanto antes e temos notado que muitas organizações não tem esta preocupação e foco.
Não basta apresentar o novo colaborador a estrutura da empresa, o local de trabalho e o “chefe”.
Neste sentido, um treinamento inicial adequado necessita contextualizar o novo colaborador com a cultura organizacional, com a forma de gestão da empresa, com as políticas de recursos humanos (cargos e salários, planos de treinamento e desenvolvimento, planejamento