A INTEGRAÇÃO ENTRE SIMULAÇÃO E JOGOS DE EMPRESAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
ANA PATRÍCIA DA SILVA
JOGO DE EMPRESAS:
A INTEGRAÇÃO ENTRE SIMULAÇÃO E JOGOS DE EMPRESAS
RECIFE, FEVEREIRO DE 2014.
INTRODUÇÃO
O capítulo do texto Jogos de Empresas fala da combinação entre a simulação e os jogos de empresas como pode contribuir no processo de aprendizagem tanto no meio acadêmico como no empresarial. Apresentam também conceitos, definições, vantagens, desvantagens, limitações, as linguagens e softwares de simulação pioneiros e os atuais.
SIMULAÇÃO: Aprender através da simulação
Através da simulação estão sendo implementadas novas técnicas e métodos de ensino juntamente com avanço da tecnologia que dão oportunidade de empresas e escolas melhorar a forma de capacitar às pessoas que fazem parte das mesmas. Através da tecnologia podem-se produzir informações pela integração de dados, imagens e som em tempo real e a distância, facilitando e aumentando a introdução de novas tecnologias em todas as áreas. As empresas estão sempre acompanhando essas inovações e realizando mudanças importantes nos sistemas, pois para sobreviver no mercado competitivo é necessário investir no aprimoramento das máquinas e das pessoas envolvida. As indústrias por possuírem sistemas de manufaturas estão passando por grandes modernizações, por possuir ambientes complicados, com muitas variáveis que afetam o seu desempenho, tornando o treinamento adequado mais difícil. A implementação desses sistemas é feita a longo prazo, onde é necessário ter paciência para que se possa enxergar a comunicação que se espera entre aspectos humanos, tecnológicos e operacionais.
A simulação ocupacional é uma opção para transmitir conhecimento também de caráter pratico para aprendizes. Como exemplo tem um simulador de voos, onde o piloto adquire experiência sem o risco, tempo e custo associados com o equipamento real. Ao piloto é permitido errar em ambientes simulados, pois com os