Integração vertical nas empresas calçadistas
DA CIDADE DE FRANCA – SP
INTEGRAÇÃO VERTICAL EM EMPRESAS CALÇADISTAS
Examinador(a):
Nome:
Instituição:
Examinador(a):
Nome:
Instituição:
Dedicamos este trabalho aos nossos amigos e familiares e aos nossos professores, em especial Antônio Soares Cervila, nosso orientador e amigo pelo apoio e auxílio.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos: – a Deus; – aos nossos familiares, pelo apoio e incentivo; – aos nossos professores; – ao nosso amigo e orientador Cervila; – aos empresários e colaboradores das indústrias de calçados de Franca que ajudaram muito para pesquisa e conclusão do mesmo; e – ao apoio de amigos.
Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário.
Albert Einstein
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo estudar o processo e a implementação da integração vertical na indústria calçadista. Integração vertical de uma empresa representa o grau de controle e tamanho da combinação dos processos produzidos em sua cadeia, do início matéria prima até o produto acabado, neste trabalho pesquisará as vantagens e desvantagens de se verticalizar, os benefícios (redução de custo, agilidade no processo, melhoria da qualidade, viabilidade do processo) e as desvantagens (capacidade ociosa, alto investimento). A integração vertical pode-se chamar de completa quando a empresa tem o controle total sobre os seus fatores de produção ou sobre a distribuição ou utilização dos produtos e serviços por ela produzidos. A metodologia usada neste trabalho consiste em embasamento teórico, um estudo de caso qualitativo, onde foram feitas pesquisas e entrevistas com empresas de calçados verticalizadas e com empresas que terceiros produzem seu processo e compram a matéria prima acabada de fornecedores. O que se espera