Integração em rh
Os Erros mais comuns no processo de integração do novo colaborador
Autor(es): André Correia; Ângelo Oliveira; Márcio Fernandes; Rita Guedes
Instituto Superior de Línguas e Administração – V.N.G.
Índice
Introdução 3 Capítulo 1: Processo de recrutamento e seleção 4 Capítulo 2: Acolhimento e integração organizacional 5 Capítulo 2.1: O Manual de Acolhimento 7 Capítulo 2.2: O papel do tutor 9 Capítulo 3: Os erros mais comuns no processo de integração 10 Conclusão 11 Referências Bibliográficas 12
Introdução
Este trabalho enquadra-se âmbito da disciplina de Integração em Recursos Humanos pertencente à Licenciatura de Gestão de Recursos Humanos.
Tendo em conta que o processo de acolhimento e integração é um processo desvalorizado por muitas organizações, pretendemos então com este trabalho referir de que forma este processo pode influenciar positivamente ou negativamente o desempenho dos colaboradores nessa mesma organização.
Iremos fazer uma breve referência ao processo de recrutamento e seleção (capítulo 1), ao processo de acolhimento e integração (capítulo 2) e finalizaremos com os erros mais comuns no processo de acolhimento e integração (capítulo 3).
Capítulo 1: Processo de recrutamento e seleção
Antes de se iniciar o processo de acolhimento e integração é necessário falar do processo que o antecede, o processo de recrutamento e seleção.
O recrutamento é o conjunto de técnicas e métodos que visam atrair candidatos capazes de ocupar determinados cargos numa organização. Após ser detetada a necessidade de contratar uma ou mais pessoas, inicia-se o processo de recrutamento.
Este processo antecede a seleção e corresponde então à atracão e recolha de candidatos aos lugares a preencher. Após a reunião das candidaturas, procede-se à seleção do melhor candidato.
A seleção consiste na comparação entre os perfis dos candidatos e as exigências do cargo ou função. O ideal é existir uma