Integrais Definidas
Introdução: No cálculo de integrais definidas utilizamos somas de muitos números. Para expressar tais somas de maneira compacta utilizaremos um símbolo chamado somatório : ( sigma )
Somatório: ( sigma) : representa a soma de um certo número de parcelas com alguma característica comum. A variável assume valores inteiros positivos sucessivos. Exemplos:
1)
2)
3)
3
n
2
= 0 2 12 2 2 3 2 = 14
n 0
4
(i 1) = ( 2+1) + (3+1) +(4+1) = 12 i 2
3
k
2
(k 3) = 1 2 (1 3) 2 2 (2 3) 3 2 (3 3) 1. (-2) + 4 . (-1) + 9 . 0 = (-6)
k 1
A Área como limite de uma Soma
Como calcular a área da região sob a curva y = f(x) em um intervalo [a,b], f(x) contínua e positiva como mostra a figura abaixo? y y = f(x)
A x a
b
Dividimos o intervalo [a,b] em n subintervalos de mesma largura x = (b – a)/n de modo que a = a 1 a 2 a3 .... a n b . Seja x j um ponto qualquer no intervalo
[a,b]. Construímos em cada um desses subintervalos, retângulos de largura x e comprimento f(x j ) , conforme a figura abaixo:
A área do retângulo de ordem j pode ser expressa como: A ret = f(x j )x .Essa área é aproximadamente igual a área sob a curva no intervalo considerado.
Somando as áreas de todos os retângulos, temos uma aproximação da área da região sob a curva.
A f(x 1 ) x + f(x 2 )x + f(x 3 )x +.....+ f(x n )x = [f(x 1 ) + f(x 2 )+f(x 3 ) ....... f ( x n ) ]. x =
n
f (x j 1
j
)x
Intuitivamente é possível admitir que quanto maior o número n de subintervalos, mais a soma A se aproxima do que consideramos como a área da região sob a curva dada.
Assim, a área A da região sob a curva é:
A = lim n n f (x j 1
j
)x
n
f ( x j ) x
j 1
é chamado Soma de Riemann. (1826-1866)
Observamos que, no caso da área, a função considerada deve ser positiva para todo x [a, b] . Para lidar com todos os casos, incluindo