Divisão Celular
Do mesmo modo que uma fábrica pode ser multiplicada pela construção de várias filiais, também as células se dividem e produzem cópias de si mesmas.
Há dois tipos de divisão celular: mitose e meiose.
Na mitose, a divisão de uma “célula-mãe” duas “células-filhas” geneticamente idênticas e com o mesmo número cromossômico que existia na célula-mãe. Uma célula n produz duas células n, uma célula 2n produz duas células 2n etc. Trata-se de uma divisão equacional.
Já na meiose, a divisão de uma “célula-mãe” 2n gera “células-filhas” n, geneticamente diferentes. Neste caso, como uma célula 2n produz quatro células n, a divisão é chamada reducional.
1- Funções da Divisão Celular
Crescimento;
Reprodução;
Reparação.
1.1- Reprodução Celular
Duplicação de Conteúdos Divisão Celular Ciclo Celular
1.2- Ciclo Celular
Conjunto de eventos que ocorrem com uma célula entre seu nascimento e sua divisão em células filhas.
O crescimento das células ocorre em quatro fases que são:
Fase G1: Síntese de RNA e proteínas
Fase S: Síntese do DNA
Fase G2: Preparo para a divisão
Fase G0: Esta
Estado quiescente
Ciclo célula: duplicação e divisão
2- Tipos De Divisão Celular
O processo de divisão celular ocorre tanto em células somáticas quanto nas células germinativas. Células somáticas: Mitose; Células Germinativas: Meiose.
2.1- Mitose
As células somáticas descendentes de uma célula original, o zigoto (diploide, 2n, ou seja, apresenta dois cromossomos de cada tipo, sendo um de origem paterna, outro de origem materna; consiste no dobro do numero de cromossomos encontrados nos gametas, que são haploides, n) passam sua vida (ciclo celular) por duas fases: a interfase, na qual a célula está realizando funções metabólicas e de replicação do DNA, e a fase de divisão ou mitose, na qual a célula acessa funções e se divide.
A mitose é um processo continuo, mas para ser facilmente compreendido costuma-se dividi-lo em fases: