Intangivel
Eventos Subseqüentes IAS 10
Eventos Subseqüentes
Eventos Subseqüentes
• São eventos subseqüentes à data do Balanço Patrimonial
• São acontecimentos, favorável ou desfavorável, que ocorrem entre a data do balanço e a data na qual é autorizada a emissão das demonstrações financeiras.
Eventos Subseqüentes
Eventos Subseqüentes
• Os objetivos desta norma internacional são: - Definir quando uma Companhia deve ajustar as suas Demonstrações Financeiras por eventos posteriores a data do balanço; - Definir as divulgações que devem ser feitas sobre eventos posteriores a data do balanço.
Eventos Subseqüentes
• Dois tipos de eventos podem ser identificados: Eventos ou condições que já existiam antes da data do Balanço. (eventos posteriores que originam ajustes) Eventos ou condições que surgiram após da data do Balanço. (eventos posteriores que não originam ajustes.
Eventos Subseqüentes
Eventos Subseqüentes
• Exemplos de Eventos Subseqüentes Tipo 1: Conclusão, após a data do balanço de um processo judicial que, a Cia já tinha a obrigação, requer um ajuste na provisão já reconhecida. A descoberta de fraudes ou erros que mostram que as Demonstrações Financeiras estavam incorretas.
Eventos Subseqüentes
• Exemplos de Eventos Subseqüentes Tipo 2: Perda ou declínio no valor de mercado de investimentos; Destruição por incêndio de uma instalação da produção importante após a data do balanço
Exercício
Eventos Subseqüentes
No Balanço de 31 de Dezembro de 2005, a Cia ABC possui um contas a receber ZYZ, seu maior cliente, de 10MM. A data de autorização da publicação das DF’s é Fevereiro 16,2006. XYZ declarou falência no dia 14 de Fevereiro de 2006. O que a Cia ABC deverá fazer: a) Declarar que XYZ declarou falência em suas notas explicativas; b) Efetuar a provisão como um evento subseqüente nas DFs; c) Ignorar o evento de esperar pelas perdas com a falência por que o evento aconteceu após o fechamento