Insuficiência renal cronica
OBJETIVO
Compreender os conceitos que fundamentam a metodologia epidemiológica aplicada na investigação de associações ligadas ao fenômeno saúde-doença dentro de um panorama de multicausalidade. Identificar técnicas básicas de delineamento e análise para controle de erros aleatórios e sistemáticos.
DESENVOLVIMENTO
1 Conceitos e Objetivos Gerais da Epidemiologia
Durante muito tempo, o uso da epidemiologia limitou-se ao estudo da disseminação e declínio de doenças infectocontagiosas, bem como á profilaxia e controle destas mesmas doenças. Em sua evolução, a epidemiologia contribuiu de modo marcante para o aumento do conhecimento científico multidisciplinar relacionado com as doenças comunicáveis, nutricionais e ocupacionais.
Nos últimos tempos, essa contribuição estendeu-se gradativamente e de muito importante ás doenças cr6nico-degenerativas. Como consequência da maior abrangência que passou a ter, o seu enternecimento como ciência e como técnica também se alargou. Por isso, a epidemiologia é definida hoje como a disciplina que estuda os fatores determinantes da frequência e distribuição de doenças em populações humanas. Essa definição não limita a área de interesse da epidemiologia, que antes, quando se