INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
O Coração é um órgão de musculatura específica, músculo estriado cardíaco, oco, envolto pelo pulmão e encontra-se deslocado para o lado esquerdo na cavidade torácica, seu ápice está entre o 5º e 6º espaço intercostal direcionado a região esternal. Dividido em quatro câmaras separadas por septos e valvas, sendo essas câmaras: átrio direito, átrio esquerdo, ventrículo direito e ventrículo esquerdo. (FILIPPI, L.H 2011)
Sua principal função é bombear o sangue com o intuito de nutrir e oxigenar os tecidos além de remover catabólitos. Possui um bombeamento rítmico de pressão e volume adequados. (FILIPPI, L.H 2011)
Pode-se dividir o funcionamento do coração em dois sistemas conhecidos como grande e pequena circulação. A grande circulação refere-se ao sangue oxigenado bombeado pelo ventrículo esquerdo que através da artéria aorta e de suas ramificações é distribuído por todos os tecidos, retornando ao coração pela veia cava caudal e cranial no átrio direito. Enquanto a pequena circulação é o sangue venoso bombeado pelo ventrículo direito em direção ao pulmão através da artéria tronco pulmonar para ser oxigenado pelos alvéolos pulmonares, retornando através da veia pulmonar no ventrículo esquerdo. (FILIPPI, L.H 2011)
Os movimentos realizados pelo coração de contração para ejetar o sangue e de relaxamento para receber, é denominado ciclo cardíaco. O ciclo de contração é a sístole, o músculo cardíaco contrai ejetando o sangue dos átrios para os ventrículos e dos ventrículos para as artérias. Enquanto a diástole é o momento em que o coração se encontra relaxado e preenche-se de sangue que será ejetado na próxima contração sistólica. (COLVILLE, T.P. 2010).
Os impulsos recebidos pelas células do miocárdio se originam de um marca-passo localizado no átrio direito, conhecido como Nodo Sinusal ou Sinoatrial (SA). São células cardíacas especializadas que geram automaticamente os impulsos elétricos pelo coração através das junções comunicantes